INTRALOGÍSTICA = INTRADINHEIRO

Quanto custa um erro de separação, um envio equivocado de mercadoria a um cliente ou um colaborador ocioso em uma expedição? Qual o peso financeiro de veículos aguardando por horas para um carregamento?

Estas são questões  que incitam o debate sobre o preço da ineficiência “das docas pra dentro”

Os custos logísticos são, geralmente, os segundo mais importantes em uma empresa, só ultrapassados pelos custos da própria mercadoria (Ricarte, 2002). Estima-se que a operação logística de uma indústria seja responsável  , em média por até 22% dos seus gastos,e deste número cerca de  45% pode estar na conta da Intralogística.

Tradicionalmente, por não estarem ligados à transformação de matéria em produto, custos logísticos são encarados como um simples gasto. A ideia aqui não é justificar a importância deste departamento para retirá-lo da categoria de mera despesa, mas afirmar categoricamente que, se bem tratado, pode trazer economia em montas consideráveis para qualquer empresa  do mundo.

Como fazer?

1.   Reavalie seus processos

Identifique seus gargalos e ineficiências através de ferramentas de gestão ou da contratação de uma consultoria. Há casos em que ganhos de eficiência podem trazer redução de mais de 20% nos custos de um armazém ou expedição.

2.    Contrate um especialista

Um gestor ou líder com boa experiência em gestão de processos logísticos pode ser considerado um investimento, pois além de otimizar custos, pode tornar a empresa mais eficiente a partir de sua base.

3.    Contrate uma EMPRESA especialista

Diferente da segunda opção, uma empresa especializada em intralogística é composta por várias “cabeças” e geralmente, até por questões contratuais, terá mais facilidade para passear por entre os departamentos apresentando sua expertise, e conseguindo assim resultados mais eficazes.

Que milagre esperar?        Nenhum!

Em logística grandes valores são compostos por  inúmeros pequenos resultados, por isso ter uma 3PL (Third-party logistics) coordenando seus processos logísticos pode gerar dinheiro, repito, GERAR DINHEIRO através de medidas como:

·         Mapeamento e reestruturação de layout  

·         Fornecimento de equipes especializadas

·         Implemento de equipamentos

·         Implantação de processos mais eficientes

Escolha sua opção e MÃOS A OBRA!

MARCIO MORETE

Diretor Comercial

marcio@agnuslog.com.br

Você curtiu esta postagem?

Compartilhe
Compartilhe
Compartilhe
Compartilhe